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  • Lis Spinato

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS TIPOS DE AÇÚCAR, QUAL É O MELHOR?

Hoje temos uma imensa variedade de produtos a nossa disposição e muitas pessoas opinando sobre o que é SAUDÁVEL ou não, sobre o que comer ou não... 🤗


E isto não é diferente com relação ao AÇÚCAR.


O açúcar, é um alimento muito utilizado no nosso dia a dia, mas sabemos que seu consumo de forma EXACERBADA É CONTRA INDICADO. Assim, surgem a cada dia novas alternativas como opções "saudáveis".


No Brasil, em geral, nosso açúcar vem DERIVADO DA CANA, mas pode ser extraído de diversas outras plantas como a BETERRABA E O COCO, por exemplo. 🥥


O grande problema é que o consumo de açúcar em EXCESSO, pode causar uma elevação na glicemia, que é prejudicial, não apenas podendo levar a obesidade, como outros PROBLEMAS DE SAÚDE: resistência a insulina e diabetes, esteatose hepática, trigliceridemia... 🧐


Com isso, a ressalva é, O AÇÚCAR (QUALQUER UM DELES!) deve ser consumido esporadicamente e a alimentação deve ser sempre que possível composta principalmente de ALIMENTOS IN NATURA. 😉


Dito isto, os tipos de açúcar mais utilizados são:


- MELADO: É obtido no início do processamento da cana de açúcar, é uma calda espessa de sabor doce e característico, usualmente utilizada para produção de doces e rapadura. Além de adoçar é um PRODUTO RICO EM MINERAIS.


- AÇÚCAR MASCAVO: Assim como o melado, é retirado no início do processamento da cana, não tem aditivos químicos e também APRESENTA ALGUMA QUANTIDADE DE MINERAIS, mas inferior ao melado.


- AÇÚCAR DEMERARA: É um açúcar processado, PARECIDO COM O CRISTAL, mas por NÃO TER ADITIVOS QUÍMICOS, mais natural, e por esta razão apresenta uma coloração caramelo. Ainda apresenta PEQUENA QUANTIDADE DE NUTRIENTES, mas inferior ao açúcar mascavo.


- AÇÚCAR CRISTAL: É um açúcar processado e COM ADITIVOS QUÍMICOS, que acaba deixando-o com a cor bem branca e ASSIM RETIRANDO OS DEMAIS NUTRIENTES.


- AÇÚCAR REFINADO: Basicamente parecido com o açúcar cristal, NÃO CONTÉM NUTRIENTES ALÉM DA SACAROSE, mas seu processamento é ainda maior para atingir o refinamento desejado.


- AÇÚCAR DE COCO: É um açúcar extraído da palmeira, NÃO É REFINADO, portanto possui diversas VITAMINAS E MINERAIS. Ele tem UM ÍNDICE GLICÊMICO LEVEMENTE INFERIOR AO AÇÚCAR cristal, entretanto também pode aumentar a glicemia sanguínea e deve ser utilizado com moderação.


MAS E DAÍ NUTRI, QUAL CONSUMIR? 🤷‍♀


Obviamente, se optar por consumir, prefira sempre os que forem MENOS REFINADOS e com isso POSSUEM VITAMINAS E MINERAIS em sua composição. Mas, a adição de açúcar em BEBIDAS NÃO É ACONSELHADA. Deixe seu uso apenas para preparos, lembrando sempre de moderar.


Nutricionista Tanise Pandolfi Fridrich- Formada em Nutrição pela UFRGS; Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional; atua no consultório em Nutrição funcional e Nutrição Hospitalar no Hospital Santa Terezinha de Erechim desde 2008 E na área da Oncologia há 03 anos.





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