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  • Lis Spinato

A IMPORTÂNCIA DO CONSUMO ADEQUADO DE FIBRAS

O consumo de FIBRAS é extremamente IMPORTANTE para o nosso organismo e deve fazer parte da alimentação do DIA A DIA por auxiliarem a regulação do nosso TRANSITO GASTROINTESTINAL, servirem como fonte alimentar para nossa MICROBIOTA e ainda auxiliarem na regulação de níveis de COLESTEROL, diminuindo, por exemplo, RISCOS de doenças CARDIOVASCULARES, sem contar na prevenção contra CÂNCER DE COLO RETAL.

Apesar de muitos ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS terem em sua composição fibras, sabemos que em grande parte das vezes (por exemplo em BISCOITOS E BARRINHAS DE CEREAIS) essa quantidade é TÃO PEQUENA que não apresentam os benefícios esperados.

A MELHOR FORMA de consumir então, é em ALIMENTOS IN NATURA, que não apenas tem quantidades adequadas de fibras, como apresentam tanto fibras solúveis, quanto insolúveis; sem contar que nosso corpo consegue fazer um APROVEITAMENTO MELHOR de nutrientes que estão em ALIMENTOS NATURAIS do que em alimentos industrializados ou suplementados.

A RECOMENDAÇÃO hoje é de cerca de 25-30g de fibras ao dia, sendo que isso representa mais ou menos 05 PORÇÕES DE FRUTAS E VERDURAS ao dia + 03 PORÇÕES DE CEREAIS INTEGRAIS (como arroz integral e aveia, por exemplo). Lembrando que parte das FIBRAS estão nas CASCAS dos vegetais, e por isso a importância de comprar ALIMENTOS DE QUALIDADE e preferencialmente ORGÂNICOS, os quais podemos APROVEITAR DE FORMA INTEGRAL.

Ressalto ainda que as RECOMENDAÇÕES SÃO INDIVIDUAIS, ou seja, devem respeitar as características de cada pessoa, e por isso para uma ORIENTAÇÃO COMPLETA, o ideal é ter o acompanhamento de um NUTRICIONISTA.





NUTRICIONISTA TANISE PANDOLFI FRIDRICH- Formada em Nutrição pela UFRGS;

Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional;

Atua no consultório em Nutrição funcional e Nutrição Hospitalar no Hospital Santa Terezinha de Erechim desde 2008 e na área da Oncologia há 03 anos.




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